sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Grávida pode ...?

Grávida pode trabalhar sentada o dia inteiro?

Passar muito tempo sentada é ruim sim, porque dificulta a circulação sanguínea e pode acabar piorando uma série daqueles efeitos colaterais chatos da gravidez, como o inchaço dos pés, além da temida dor nas costas.

"Procure levantar a cada, pelo menos, 40 minutos, para caminhar um pouco", aconselha a obstetra Daniela Maeyama, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

A médica recomenda também que a grávida massageie as pernas, use meia elástica com leve compressão, se der, e "procure elevar a perna, na parte da panturrilha, para favorecer o retorno venoso", isto é, o caminho do sangue nas veias de volta ao coração.

Pela lei brasileira, em casos extremos, funcionárias que tenham a carteira assinada podem pedir um atestado médico para que mudem de função se houver algum risco maior à sua saúde ou à do bebê em desenvolvimento. Converse com seu médico.



Grávida pode fazer dieta?

Mulheres grávidas não devem fazer dieta sem um acompanhamento médico específico, porque os bebês, assim como as mamães, precisam de uma série de nutrientes para crescer saudáveis.

É natural que a mulher engorde na gravidez. Há o peso do próprio bebê, da placenta, do útero, que está maior, e até dos seios mais volumosos. O organismo acumula mais líquido, tem mais sangue circulando, e além de tudo vai juntando um pouco de gordura para a fabricação do leite na hora de amamentar.

Muitos regimes de emagrecimento tendem a debilitar o corpo de ferro, ácido fólico e importantes vitaminas e minerais, que garantem que o bebê e a mãe não venham a ter problemas. O ácido fólico, por exemplo, ajuda a prevenir defeitos do tubo neural no feto, e o ferro, a impedir que a mulher fique anêmica.

De acordo com professor de obstetrícia João Luiz Pinto e Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as dietas sempre têm que ser voltadas para o controle adequado do peso da gestante, tanto para ganhar como para perder, levando em conta o índice de massa corporal (IMC).

"O ganho de peso excessivo, principalmente no último trimestre, favorece o aparecimento de pré-eclâmpsia e hipertensão arterial, e se associa frequentemente também à diabete gestacional", diz o médico.

Leia mais sobre o assunto no nosso artigo sobre o ganho de peso na gravidez, e use nossa calculadora para obter uma previsão de quantos quilos você vai engordar.




Fonte: Babycenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário