Bebê que mexe pouco: é normal?
por Mariana Bueno
A ansiedade das gestantes para sentir os primeiros movimentos do bebê na barriga pode acabar atrapalhando que isso aconteça. É que a ansiedade, assim como o estresse, são fatores que podem diminuir a movimentação fetal.
Quando o bebê começa a mexer?
O ginecologista Luciano Nardozza, especialista em Medicina Fetal do Alta Excelência Diagnóstica, explica que a partir de 20 a 24 semanas de gestação todas as gestantes devem sentir o bebê se mexer.
Essa movimentação, no entanto, não é constante. "O feto passa períodos de repouso alternados com períodos de movimentação. Porém, se o bebê ficar mais de 12 sem se mexer, é preciso avisar o médico que a acompanha no pré-natal", alerta.
Como fazer o bebê se mexer na barriga?
Para estimular os movimentos do bebê, uma alimentação correta é fundamental. "A gestante não deve passar longos períodos sem comer. O ideal é que se alimente de três em três horas, já que o jejum prolongado é um dos fatores que diminuem a movimentação fetal", explica. Os estímulos mecânicos, vibratórios ou sonoros também podem ajudar.
É importante ainda afastar algum fator causal, como o fumo, ou o uso de drogas sedativas, entre outros.
O médico ressalta ainda que um bebê mais quietinho na barriga não será necessariamente um bebê calmo. "Há vários trabalhos científicos que mostram que não há relação do comportamento fetal com aquele após o nascimento", finaliza.