As festas de fim de ano estão chegando e a ceia de Natal promete ser farta: peru, farofa, rabanada, pavê de chocolate e vinho para acompanhar. Mas, será que as grávidas podem comer de tudo sem se preocupar?
Alimentos crus e bebidas alcoólicas, por exemplo, estão terminantemente proibidos. De acordo com a nutricionista Cláudia Carlini, da GTS Consultoria, na ceia de Natal as gestantes devem evitar alimentos gordurosos e muito salgados. “Eles dificultam a circulação sanguínea, aumentam a gordura corporal e a pressão arterial”, explica. Foto: Blog passo a passo
Quais alimentos evitar
A elevação da pressão arterial pode levar a um quadro de pré-eclâmpsia, colocando a saúde da mãe e do bebê em risco. Para não passar vontade e curtir a data com a família, basta fazer algumas trocas simples. Em vez de beliscar queijos fortes antes do jantar, aposte nas oleaginosas, como as castanhas, que são ricas em gorduras insaturadas e protegem o sistema cardiovascular.
Quanto às carnes, prefira os cortes magros e sempre bem passados para evitar qualquer tipo de contaminação por bactérias. Retire a pele das aves e as gordurinhas laterais da carne vermelha. Além de muito calóricas, elas são pura gordura saturada, daquelas que entopem as artérias do coração.
Na hora da sobremesa, o ideal é investir nas frutas da estação e deixar de lado os doces mais pesados, como pavês, tortas e mousses. A gestante deve ter consciência de que, nesta fase, não é preciso comer por dois, mas se alimentar com qualidade, ingerindo os nutrientes necessários para garantir a saúde dela e o desenvolvimento do bebê.
Fonte: Bolsa de Mulher.