quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os preparativos para a chegada do bebê

Separamos algumas dicas valiosas para as mamães não se desesperarem com a chegada de seus bebês!

1- As lojas têm um prazo de entrega que varia entre 45 e 60 dias corridos. Por isso, o ideal é decidir o mobiliário quando estiver por volta do quinto mês. Para gestações que incluem épocas como o final do ano e o Carnaval, vale refazer a conta para que o prazo de entrega não seja motivo de ansiedade. Mas, atenção: seu filho não vai usufruir do novo quarto assim que sair da maternidade, ao menos não à noite. É indispensável ter um adulto por perto durante o sono do bebê nos primeiros 6 meses, assim, qualquer necessidade será atendida prontamente e, por isso, pediatras já recomendam que ele fique no quarto dos pais nesse período, seja num moisés ou no próprio berço.

2- Antes mesmo de o bebê chegar, outros cômodos vão ganhar novos acessórios. Uma banheira vai ter que caber no seu banheiro. Deve estar na altura da sua cintura (para não forçar a coluna), vir com mangueira (mais fácil para esvaziar), com cesto (para acomodar itens de higiene e até mesmo brinquedos), espaço para pendurar a toalha e encosto antiderrapante. A sua sala, provavelmente, vai ganhar um carrinho na decoração. Pense onde ele vai ficar – os modelos guarda-chuva, que ocupam menos espaço, são uma boa opção. Muitas famílias, pensando nos riscos que o bebê pode correr quando começar a engatinhar, por exemplo, preferem já providenciar itens como plugs para cobrir as tomadas, redes de segurança para as janelas, protetores de quina e grades para escadas.

3- Outro item de segurança importantíssimo é a cadeirinha do carro, que deve ser comprada antes de ele nascer e ter o selo do Inmetro. Se seu bebê sair do hospital e for no colo no seu carro ou em qualquer outro veículo (exceto táxis, vans e ônibus), o motorista pode ser multado em R$ 191,54 e levar sete pontos na carteira de habilitação – o uso desse dispositivo de segurança é obrigatório de 0 a 7 anos e meio. 


4-É uma delícia que todos queiram conhecer seu bebê, mas o entra e sai no quarto da maternidade e até mesmo na sua casa pode cansá-la. Afinal, você acabou de ter um filho, está se acostumando com todas as novidades e lidando com a amamentação. Na maternidade, você pode optar por avisar todo mundo depois que ele nascer, e não quando estiver em trabalho de parto, por exemplo. Faça uma lista com os telefones de todos os que deseja que sejam avisados. Deixe engatilhado também um e-mail de boas-vindas. Você não precisa ir ao cabeleireiro, mas é legal colocar na sua mala da maternidade itens básicos de um nécessaire, como batom e rímel. As visitas no hospital costumam ser mais curtas e você não precisa se preocupar com a organização do espaço, mas não é difícil que o quarto fique cheio em alguns horários.
Em casa, se não estiver disposta a receber ninguém nos primeiros dias, peça aos parentes e amigos que aguardem um bocadinho. Uma alternativa é fazer com que todos venham em um só dia. Assim, você se preocupa com a organização de uma única vez.

5- Como você percebeu, seu tempo nunca mais será o mesmo. Com um bebê em casa vai ser uma missão impossível visitar o supermercado por algum tempo. Então, o melhor é fazer uma boa compra antes do seu filho nascer. Se tiver alguém para cozinhar, ótimo. Se não, seu companheiro pode assumir essa incumbência – e sua mãe ou sogra podem levar comida nos primeiros dias. Além de ter alguns itens prontos congelados, como feijão, você pode também deixar alguns vegetais congelados por até dez meses e preparar uma receita caseira de tempero que dura até 25 dias na geladeira. Vale delivery? Claro que sim, desde que você não descambe para a dupla pizza e sanduíche. Faça a lista de restaurantes que entreguem refeições, com telefone e as especialidades.
E todo esse cuidado não é exagero, não. O que você comer, além de ter impacto na sua saúde, influencia diretamente na qualidade do leite que produzirá (e você tem que consumir 600 calorias a mais durante o período de amamentação). Outro componente importante para a produção do leite, aliás, é a água. A recomendação é que você beba pelo menos dois litros por dia (nessa conta entram sucos e até mesmos sopas). Mantenha uma moringa sempre por perto. Se tomar água é uma dificuldade para você – nem todo mundo é obrigado a gostar, afinal –, odorize-a com folhas de hortelã, gengibre, pedaços de maçã ou melancia.

Dica extra!
Sabiam que tem curso gratuito pela web pras futuras mamães? Acesse aqui.

Fonte: Crescer.





sábado, 7 de janeiro de 2012

Sorteada do mês




A sortuda do mês a ganhar um ensaio fotográfico da gestação no Estúdio Henriqueta Alvarez foi Lúcia Jacobino!